O que acontece se não declarar o IR?

Compartilhe:

Ninguém aconselha fazer isso. Até porque o leão está de olho. Mas quem se esquece ou por algum motivo deixa de declarar o Imposto de Renda pode cair na malha fina da Receita e passar por uma investigação detalhada de suas movimentações financeiras.

A multa mínima é de R$ 165,74, caso não tenha imposto a pagar. Pode parecer pouco, mas não para por aí. O valor, caso tenha algum imposto a pagar, começa em 1% e pode chegar a 20% de todo o imposto devido.

A Receita pode ainda suspender o CPF do contribuinte e acusa-lo de sonegação fiscal, crime com pena prevista de seis meses a dois anos de prisão e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo.

Ter o Cadastro de Pessoa Física suspenso gera diversos problemas, como ser impedido de tirar passaporte, não ter acesso a benefícios do governo, perder direito ao voto, não poder abrir conta em banco nem ter acesso a crédito, ou mesmo receber prêmio de loteria.

Para evitar estes inconvenientes todos e mais o desfalque financeiro, basta ficar de olho no prazo para a entrega da declaração: 31 de maio. A Receita Federal espera receber 34,1 milhões de declarações até esta data.

Com informações do Governo Federal, Globo e Nubank

Últimas Notícias