Biblioteca links

Confira uma lista de sites, blogs e perfis em redes sociais para você se informar sobre educação financeira.

O blog é do educador financeiro e autor/editor Thiago Quintino que fala sobre enriquecer de forma saudável e ter uma vida tranquila quando assunto é dinheiro. Ele dá muitas dicas sempre da sua perspectiva de trajetória pessoal e levando em consideração o mercado financeiro e a situação econômica do Brasil.

Essa fintech pretende revolucionar a forma como você investe. Apostando em tecnologia e matemática, eles criaram uma carteira de investimentos automatizada e muito prática para você investir com diversificação. Você pode simular seu investimento e ainda aprender mais sobre o tema, no blog ou na fanpage.

Lélio Braga Calhau criou o blog com o intuito de levar o tema aos brasileiros que não têm conhecimento do assunto ou ainda não se conscientizaram sobre a importância da educação financeira em suas vidas e de seus familiares. A página é leve e consegue mostrar que esse universo é simples e necessário.

O Educando Seu Bolso é um blog criado por profissionais do mercado financeiro justamente para quem não é do mercado. O objetivo, muito bem alcançado, é facilitar o relacionamento do cidadão comum com seu dinheiro, de forma rápida e objetiva e, principalmente, em linguagem acessível.

Site essencial para quem está se envolvendo cada vez mais com a Educação Financeira e se conscientizando sobre os benefícios de compartilhar, poupar e cuidar. Na página é possível conhecer novas economias para um mundo melhor e mais sustentável, além das dicas para Trocar, Doar, Colaborar, Compartilhar, Emprestar, Alugar.

Blog voltado para auxiliar principalmente em investimentos na bolsa de valores. A página é focada em educar os investidores para aplicações em ações e é uma das maiores fontes de conteúdo em português sobre o value investing (investimento em valor) - estratégia de seleção de ações utilizada pelos principais investidores do planeta (Warren Buffet, Joel Greenblatt, Seth Klarman e outros).

Focado principalmente em empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, o blog Hábitos Milionários busca auxiliar o leitor a desenvolver uma mentalidade milionária, capacidade que irá auxiliá-lo a enriquecer.

    Este blog tem uma proposta diferente, a pessoa responsável por seus posts - que prefere não mostrar sua identidade - criou um plano há seis anos para atingir sua independência financeira. Para entender como funciona, pegar dicas e se inspirar é preciso acompanhar o blog por ordem cronológica de posts: do inicio do plano, onde ela conta que começou com R$ 3.000,00 em 2008, até os dias atuais, onde ela já possui um patrimônio superior a R$ 2.400.000,00 e está muito próximo de atingir seu objetivo.

    Nesse espaço os participantes são especialistas, investidores e leigos que conversam sobre investimentos em geral, com foco em ações e fundos imobiliários. O criador da página é Anderson Lueders (também conhecido como "Small Caps"). Vale a pena acompanhar as discussões que existem por lá, principalmente os comentários do próprio administrador.

    O site do Governo Federal disponibiliza gratuitamente para download uma série de livros sobre Educação Financeira. Além da oportunidade da leitura, a página fala sobre o programa e a importância do tema na educação básica.

    Blog com artigos sobre hábitos de poupança, investimentos, tesouro direto, renda fixa e explicações sobre produtos e conceitos financeiros. O autor, Rafael Seabra é conhecido e respeitado no meio, sendo nomeado diversas vezes como o educador financeiro mais influente do país.

    O blog é do consultor financeiro Jonatam César Gebing, eleito um dos 30 investidores mais influentes da internet em 2015 e oferece cursos, dicas, livros e treinamentos para quem quer viver bem e sem problemas com as questões financeiras diárias, além de aprender a investir.

    O site é especializado em ajudar no orçamento doméstico e planejamento das finanças. Além das dicas e artigos sobre educação financeira, oferece inúmeras ferramentas para se organizar e manter as contas em dia.

    Blog que trabalha a questão psicológica da educação financeira. Tem posts sobre comportamento que fará você repensar atitudes em relação ao poupar e investir. Bom para reflexões e informações sobre educação financeira e investimentos.

    Site sobre educação financeira feito por Gustavo Cerbasi, autor de best-sellers que inclusive viraram filme. No site, além da divulgação de livros e outros produtos, é possível conferir artigos e vídeos dando dicas sobre o dia a dia e finanças.

    Um blog interessante para quem gosta ou pretende investir em imóveis. O autor, Leandro Ávila, é um especialista nesse tipo de investimento.

    Blog focado em dar dicas de investimentos e educação financeira para os pequenos investidores. O "Pequeno Investidor" tem uma linha mais voltada para o mercado de ações, mas sempre possui bons artigos sobre outros assuntos.

    O Como Investir é iniciativa da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para contribuir para a educação e formação do investidor no Brasil.

    Um portal completo para quem quer gerenciar melhor seus gastos e aprender a poupar.

    Site que busca ajudar mulheres a organizarem suas contas, investirem e planejarem o futuro, tudo de acordo com seu momento pessoal. É possível ter acesso a planilhas e dicas para "moro sozinha", "vou me casar", "filhos pequenos" ou "me separei". Vale a pena conferir.

    Um veículo especializado sobre finanças pessoais com muitas dicas sobre educação financeira. Possui um canal específico para investidores de pequeno porte.

    Este site do SPC Brasil, tem o objetivo de mostrar a importância da educação financeira, para que todos possam estabelecer uma relação saudável com o dinheiro.

    Neste site você encontrará informações úteis e em linguagem acessível sobre o mercado de capitais, investimentos, ferramentas e simuladores para orientar escolhas financeiras.