Ferramentas

Nesse espaço vamos compartilhar dicas de ferramentas muito úteis para apoiar a gestão das suas finanças pessoais. Por aqui você vai encontrar recomendações de ferramentas como simuladores, planilhas financeiras, manuais de investimento e muito mais. Confira.

Conheça três Youtubers que fazem sucesso em finanças pessoais

Em tempos de aperto financeiro, canais de vídeo que falam sobre finanças estão cada vez mais populares. Em muitos desses canais, a ideia não é apenas atrair o público endividado, mas abordar o assunto dinheiro de forma mais simples, despertando o interesse de quem não está habituado a pensar em finanças pessoais.

Parceiros do Futuro apresenta alguns Youtubers que têm feito sucesso com dicas preciosas sobre esse assunto:

Nathalia Arcuri - Canal Me poupe

Maior canal de informação financeira do mundo, o Me poupe já possui quase 1,3 milhões de inscritos. Nele, Nathalia Arcuri apresenta dicas de finanças, economia e investimentos, mesmo para quem não está habituado com o tema. Para acessar, clique aqui.

Thiago Nigro - Canal O primo rico

Aos 27 anos, Thiago Nigro fez um mau investimento e perdeu as economias que seus pais fizeram para ele. A partir daí, começou a fazer cursos de certificação em finanças e investimentos e passou a trabalhar a educação financeira como um hábito de seu dia. Para conhecer suas dicas, acesse aqui.

Gabriela Forlin - Mão de vaca profissional

Fazer com que o brasileiro crie o hábito de se organizar, ter controle de entradas e saídas e planejar-se para guardar dinheiro para seu futuro. Estas são alguns dos temas do canal de Gabriela Forlin, que ajuda a lidar com o dinheiro de forma responsável. Assista aqui.

Com informações da BBC Brasil e Folha de SP

Delivery online: apps para pedir comida boa e barata, de preferência

Seja por comodidade, falta de tempo ou outro motivo, o setor de delivery tem sido um dos que mais cresce no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), no ano passado, 71% dos restaurantes registraram pedidos online.

Para se destacar nesse mercado, os restaurantes têm buscado cada vez mais inovar com o uso de aplicativos e redes sociais que têm facilitado a vida de quem quer comer bem, pagando preços compatíveis ao que deseja consumir.

Parceiros do Futuro separou algumas ferramentas online para ajudar a pedir comida por Internet:

SpoonRocket e UberEats

Semelhantes, os aplicativos Spoon Rocket e Uber Eats apresentam diversos estabelecimentos. Pelas ferramentas online é possível acompanhar a viagem do pedido requisitado em tempo real. O tempo médio de entrega tem ficado em torno de 30 minutos e os apps têm recebido elogios por pratos entregues corretamente, bem embalados e ainda quentes.

Mobo

O Mobo se diferencia das opções anteriores porque é, na realidade, um aplicativo que ajuda a encontrar cupons de descontos para restaurantes, lanchonetes e pedidos delivery. O usuário pode procurar por locais próximos de onde está e ver as principais ofertas.

Na lista de cupons, é possível ver quais estão em destaque e, ao tocar sobre uma opção, há o acesso ao regulamento e à descrição da promoção. Basta selecionar o botão "baixar o cupom" para utilizá-lo, mas fique atento às regras de uso. O app funciona em Curitiba, Porto Alegre e São Paulo.

iFood

O aplicativo é uma opção popular para pedir comida em casa ou no trabalho. Ele permite encontrar refeições de restaurantes ou lanchonetes próximos. Há vários estabelecimentos cadastrados no serviço, uns mais famosos e outros nem tanto. É só acessar o app e a localização para ver quais são as opções de entrega mais próximas da sua casa. Você também pode filtrar por tipo de comida e encontrar promoções ou estabelecimentos que fazem entrega grátis.

Com informações de Exame, TechTudo (1) e TechTudo (2)

4 sites para monitorar preços no Black Friday e não cair em uma furada

Todos os anos, milhares de brasileiros esperam o Black Friday para buscar descontos e preços mais baixos, especialmente em produtos eletrodomésticos e eletrônicos. Algumas ofertas podem ser excelentes, mas também é preciso ficar atento para não cair em golpes de sites fraudulentos ou comprar itens com falsas promoções, que aumentam o valor de uma mercadoria um pouco antes da data, "fantasiando" o desconto no dia.

Em 2017, o Black Friday acontece a partir da meia noite do dia 24 de novembro, mas você pode se preparar antes disso, fazendo o monitoramento do valor do produto de seu interesse. Separamos quatro sites que ajudam a monitorar os preços no Black Friday:

Já cotei

Os produtos com o selo Desconto Black Friday que aparecem no site Já Cotei estão com o menor preço dos últimos seis meses, ou seja é possível saber se o seu valor realmente baixou. A plataforma também permite cadastrar um alerta de preços para ser avisado quando o produto alcançar o valor desejado.

Baixou Agora

O site Baixou Agora pode ser uma boa opção para acompanhar a queda de preços em várias lojas online. Isto porque, diariamente, as empresas atualizam os preços de produtos, e o site analisa e separa os produtos que baixaram, mostrando o histórico de preços e se o valor atual está acima ou abaixo de sua média histórica.

Zoom

Assim como o Já Cotei e o Baixou Agora, o site Zoom também compara preços e acompanha a oscilação de valores, identificando com o selo Black Friday os melhores descontos. Mas ele tem um diferencial: no Zoom é possível acompanhar a intensidade do tráfego das lojas online, por meio de sinalizações de "livre", "intenso" ou "moderado". Assim, o cliente pode avaliar se prefere esperar para comprar nessa loja ou escolher outra que esteja com o tráfego livre. Zoom também avisa se houver alguma instabilidade em uma loja parceira. Além do site, há um aplicativo disponível para smartphones dos sistemas Android e iOS.

Pelando

O site Pelando é como uma rede social de compras alimentada pelos próprios consumidores, que podem avaliar se promoções são confiáveis, esquentando ou esfriando as promoções. A plataforma possui um time de redatores que publica promoções completas, com resenhas, comparativos de preços, prós, contras, fotos e vídeos, além de esclarecer dúvidas sobre os mais variados tipos de produtos.

Com informações do site Exame e Catraca Livre.

Cashback: conheça os aplicativos que prometem devolver dinheiro

Já imaginou fazer uma compra e receber parte do valor de volta? É isso que alguns aplicativos prometem aos seus usuários. São os chamados "apps de cashback" (dinheiro de volta, em inglês), a nova tendência do mercado de aplicativos. A ideia funciona assim: o usuário recebe de volta parte do que gastou em uma loja parceira do programa, seja na forma de crédito no aplicativo para utilizar em outras lojas parceiras ou como dinheiro, diretamente na conta corrente. Para isso, é só usar a maquininha certa, ou seja, aquela que registra que você está usando o aplicativo para fazer a compra. Essa prática está se disseminando rapidamente no comércio, seja em postos de gasolina, restaurantes, bares e até lojas de roupas e acessórios.

Para aderir é só baixar o aplicativo, se cadastrar e começa a usar. O que muda, normalmente, é a forma com que cada aplicativo funciona. No Méliuz, um dos mais famosos, o dinheiro é devolvido diretamente na conta corrente do usuário, sem custos adicionais. Para o Be Blue, o cashback pode ser usado apenas em outras lojas cadastradas. Como a moda está pegando é possível encontrar usuários que ganham um dinheiro considerável com seu uso.

Existem diversos aplicativos que trabalham com essa política e estão ficando cada vez mais populares. Para escolher qual dos aplicativos usar é importante que o usuário veja quais são as lojas parceiras de cada um deles. Afinal, o ideal é usar o aplicativo em estabelecimentos que ofereçam produtos interessantes para o seu dia a dia. E, claro, nada impede que o usuário baixe mais de um aplicativo e fique atento às ofertas, assim amplia ainda mais seu número de opções.

Aplicativos que valem a pena dar uma olhada:

- Méliuz: com diversas empresas anunciantes, a startup disponibiliza cupons de desconto para uso nas lojas virtuais cadastradas e o cliente ao consumir nas empresas parceiras, tem parte do valor devolvido diretamente na conta bancária.

- A Poup, atuante desde 2012, trabalha com mais de 100 lojas e oferece cashback em todas elas.

- Cashola funciona da mesma maneira e devolve seu dinheiro diretamente na sua conta.

Fonte: Meu Bolso Feliz

Websérie "R$100 Neuras" orienta jovens sobre Educação Financeira

Em 13 episódios com cinco minutos de duração, a websérie R$100Neuras trata de assuntos como equilíbrio financeiro, gestão inteligente do dinheiro, poupança e controle de gastos. Tudo isso na voz da youtuber Fernanda (ou Fê), personagem vivida pela atriz Raissa Venâncio, que relata suas dificuldades com a gestão das próprias despesas, sugerindo dicas para uma administração adequada do dinheiro. Voltada para jovens entre 14 e 18 anos, a série é uma produção da Roquette Pinto Comunicação Educativa em parceria com AEF Brasil.

O objetivo é desmistificar o que normalmente se entende por Educação Financeira, de forma bem-humorada, ampliando a compreensão sobre o assunto. A cada episódio, os vídeos gravados pela protagonista Fê procuram mostrar a diferença que esse conhecimento pode fazer na vida cotidiana dos adolescentes e, consequentemente, de suas famílias.

Os vídeos já estão sendo exibidos na TV Escola e disponibilizados para download na plataforma online e na página no Facebook da TV. Vale a pena conferir e utilizar mais esse recurso para entender sobre planejamento e vida financeira equilibrada.

Fonte: site AEF Brasil

Aplicativos para evitar desperdícios no dia a dia e melhorar orçamento

- Nossa Água
Permite aprender a poupar água em dois cliques e de maneira bem divertida. Grátis.

- Nossa Energia
Lançado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Instituto Akatu, o app é gratuito e orienta os usuários em relação ao consumo eficiente da energia. A ferramenta oferece uma calculadora que identifica os gastos de acordo com os eletrodomésticos e o consumo da residência. Está disponível para aparelhos smartphones da versão Android.

- Casa Virtual
Desenvolvido pela Furnas Centrais Elétricas, o aplicativo simula o consumo de cada aparelho elétrico, aponta os mais gastões e identifica aqueles responsáveis por onerar a conta de luz. A ferramenta é gratuita e está disponível para o IOS e Android.

- Green Outlet
Com o aplicativo, é possível ter um panorama do gasto energético de eletrodoméstico da casa e identificar qual deles podem ser substituídos ou mesmo usar com menos frequência. A ferramenta está disponível no sistema IOS.

Fonte: Super Interessante

10 canais do YouTube para seguir e organizar suas finanças

De uns anos para cá, a febre cresceu e se instalou: os canais do YouTube mostraram que estão aí para ficar no papel de informar, descontrair e entreter. No mundo das finanças o formato tem funcionado também.

Vários canais trazem conteúdos sobre como se organizar, explicam conceitos e movimentos de risco ou não na hora de investir, além de dar dicas sobre previdência e poupança entre outros assuntos.

Conhecimento, com leveza e de forma bem acessível. Basta um clique, duas ou mais vezes por semana e é possível acessar vídeos curtos de no máximo 7 minutos.

Pensando nessa facilidade e de olho nas tendências, trazemos aqui uma lista levantada pela EXAME.com que selecionou 10 canais que podem dar uma turbinada no seu planejamento financeiro. Vale a pena conferir as dicas e informações.

1) Me Poupe

Com muito senso de humor, Nathália Arcuri descomplica a vida financeira de qualquer um com vídeos no YouTube, toda segunda e quinta-feira, às 20h. Seu canal traz "entretenimento financeiro", com dicas leves sobre temas como investimento e Imposto de Renda.

2) O Primo Rico

O consultor financeiro Thiago Nigro quer que você seja o primo rico da família, por isso ensina no YouTube como se preparar para se aposentar cedo e escolher os investimentos com as maiores rentabilidades. Ele posta vídeos toda terça e quinta-feira, às 20h.

3) Rafael Seabra

Além de ser autor do best seller Quero ficar rico, o pernambucano Rafael Seabra também faz vídeos didáticos no YouTube toda segunda e quinta-feira, às 9h.

4) Blog de Valor

O educador financeiro André Bona ensina em seu canal sobre mercado financeiro, investimentos e organização pessoal sem "financês". As dicas de Bona são precisas e respondem a dúvidas que todo mundo tem.

5) Easynvest

O canal da corretora Easynvest foca em novos investidores, que acabaram de entrar nesse universo dos investimentos e precisam de uma linguagem fácil para aprender a fazer suas escolhas.

6) Eu Quero Investir

Este é um canal criado por assessores da corretora XP Investimentos para quem quer aprender a investir. Além de esclarecer sobre investimentos, os vídeos explicam questões básicas do mercado financeiro, como o que é a taxa Selic e como funciona a inflação.

7) Gustavo Cerbasi

O escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi responde as dúvidas dos seus seguidores por meio da hashtag #CerbasiResponde. São dúvidas comuns sobre planejamento financeiro, entre elas, quando sacar o FGTS inativo. Vídeos toda segunda e quinta-feira, às 9h.

8) Júlia Mendonça

A coach e assessora financeira Júlia Mendonça une planejamento financeiro e qualidade de vida em seu canal no YouTube. Suas dicas são bem comportamentais: ela ensina, por exemplo, a falar de finanças no casamento, e incentiva a aprender com mulheres investidoras.

9) EconoMirna

Dá para aprender a economizar e a investir de forma simples e divertida com a engenheira Mirna Borges em seu canal no YouTube. Ela tem uma série famosa sobre cartões de crédito, em que compara vantagens e desvantagens de cartões.

10) Mão de Vaca Profissional

Gabriela Forlin se considera uma mão de vaca. Por isso, criou um canal para compartilhar dicas de como se livrar da anuidade do cartão de crédito e ganhar mais dinheiro com a restituição do IR, entre outras. Bom para quem quer aprender do zero a organizar sua vida financeira.

Fonte: Exame.com

Monte sua estante - livros sobre finanças para mulheres

Homens e mulheres têm demandas comuns, mas também distintas em diversos aspectos da vida. Nas finanças não é diferente. Pensando nisso e nos espaços que as mulheres já conquistaram, separamos alguns títulos que podem auxiliar em especial a relação delas com o dinheiro:

"Valor Feminino - Desperte a riqueza que há em você"

Autora: Andrea Villas Boas

Editora: Queen Books

A psicóloga e empreendedora explora a relação das brasileiras com o dinheiro tomando como base pesquisas e estatísticas sobre a condição econômica das mulheres no país. Ao citar aspectos educacionais, religiosos e culturais, ela incentiva mudanças de comportamento, além de dar dicas sobre investimento.

"Warren Buffett investe como as mulheres: descubra como o maior investidor do mundo usa o instinto feminino na hora de decidir"

Autora: Louann Lofton

Editora: Saraiva

Editora de um site de serviços financeiros, a americana Louann Lofton relata similaridades entre como o megainvestidor americano Warren Buffett lida com investimentos e os traços da personalidade da mulher. A escritora cita estudos que mostram que o público feminino tem um jeito diferente de aplicar o dinheiro em relação ao público masculino. Além de pensarem mais no longo prazo, por exemplo, ela mostra que as mulheres são mais cautelosas ao assumir riscos e pensam mais por si mesmas.

"As mulheres e o dinheiro"

Autora: Suze Orman

Editora: Nova Fronteira

A consultora financeira, que faz sucesso na televisão americana, analisa o relacionamento que as mulheres têm com o dinheiro. Ela dá dicas sobre como administrar as finanças e analisar comportamentos com o objetivo de superar traços da personalidade que podem limitar e até impedir o sucesso financeiro.

"Finanças Femininas"

Autores: Carolina Ruhman Sandler e Samy Dana

Editora: Benvirá

Escrito por uma jornalista especializada em finanças e por um economista, o livro dá dicas práticas de como lidar com a impulsividade e o consumismo e sobre como aprender a negociar e investir. Os autores também dedicam capítulos a alguns temas específicos, tais como: a organização da festa de casamento, a abertura do próprio negócio e o planejamento de gastos após o nascimento do filho.

"Você está pronta para ficar rica?"

Autora: Jean Chatzky

Editora: Campus Elsevier

A jornalista americana especializada em finanças conta como superou erros financeiros, entre eles o hábito de atrasar contas, ter dívidas no cartão de crédito e não administrar bem seu fundo de previdência. O objetivo é inspirar e orientar mulheres sobre como mudar comportamentos negativos em relação ao dinheiro.

Novidade: aplicativo tira dúvidas sobre revisão dos benefícios do INSS

Com o propósito de facilitar processos para quem recebe auxílio-doença e aposentadoria por invalidez, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou recentemente o aplicativo Revisão dos Benefícios do INSS. A ferramenta auxilia beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no esclarecimento de dúvidas sobre esses pagamentos de maneira mais simples, rápida e sem sair de casa.

Disponível para o sistema Android e IOS, o aplicativo também ajuda a diminuir o fluxo de atendimento nas agências da Previdência Social, principalmente no esclarecimento de dúvidas dos beneficiários. Em fase inicial, o aplicativo apresenta perguntas e respostas sobre a revisão que o governo federal está fazendo dos benefícios por incapacidade. Perguntas como "Quem será chamado primeiro" e "Como será feita a convocação" estão nessa lista orientadora.

O aplicativo surge com o intuito de ser abrangente e permitir cada vez mais interações que minimizem os processos também de consultas, taxas, saldos e outros serviços como o de informações específicas das agências do INSS.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Desenvolvimento Social.

Cinco aplicativos ajudam a economizar e a ter um extra no fim do mês

Quem já incorporou conceitos básicos da Educação Financeira como organização, poupança e previdência pode desfrutar uma vida mais tranquila. Todos sabem que esses hábitos ajudam a ter as finanças saudáveis, mas poucos ainda utilizam meios menos convencionais para conquistar essa tranquilidade. Separamos cinco aplicativos que apresentam novas possibilidades de economia e até renda extra, tanto para os "iniciados" como para quem tem dificuldades com o orçamento pessoal e está longe da estabilidade. Saiba mais:

Bikoo

O Bikoo é um app voltado para entregas. Usuários podem pedir a entrega de uma encomenda e também pode se colocar à disposição para fazer entregas. Quem se cadastrar pode aproveitar trajetos que faz com frequência para realizar as entregas e receber o pagamento do frete, que é combinado com o solicitante do serviço.

Além de otimizar o uso do transporte, trazer mais rapidez e mais economia em relação a métodos tradicionais de entrega, o Bikoo remunera quem realiza o serviço. É importante que o entregador mantenha a sua reputação em dia para ser contratado pelos usuários. O app está disponível para iOS e Android.

Beved

Na área do conhecimento, o Beved é um site para aqueles que gostam de aprender e ensinar. A remuneração acontece para quem pode disponibilizar aulas. Você não precisa ser um professor profissional, mas sim uma pessoa que detém conhecimento sobre alguma área e pode transmiti-lo aos outros, sendo pago por isso. Após aprovação pela equipe do site, é possível disponibilizar aulas presenciais ou online. Os preços dos cursos são definidos pelo próprio professor e o Beved cobra uma taxa de 15% para cada ticket vendido para aulas presenciais e de 30% no caso das aulas online.

PiggyPeg

O PiggyPeg é uma espécie de "cofrinho virtual", que recompensa o usuário para cada check-in que ele faz em lojas que integram a rede do app. A ideia é simples: a pessoa vai a um estabelecimento cadastrado e faz o check-in, que é conferido por um tablet que fica no local, para evitar fraudes. Quanto mais lojas visitadas, mais pagamentos. O aplicativo está em fase de crescimento e pode ser baixado apenas em dispositivos do sistema Android.

PiniOn

O PiniOn remunera pessoas que participam de pesquisas. O usuário pode se cadastrar pelo computador ou pelo celular de sistemas iOS ou Android. Depois, basta aceitar "missões" para responder pesquisas que envolvem a opinião sobre produtos, serviços ou marcas. A equipe do app avalia os dados enviados e libera créditos a quem opinou. O aplicativo promete ser simples, rápido e intuitivo.

Fonte: Finanças Forever

Aplicativos essenciais para quem quer economizar na hora de viajar

Um bom planejamento pode significar uma viagem dos sonhos tranquila e sem sustos financeiros. Mesmo com tudo organizado, é bom estar preparado e munido de ferramentas que ajudem a tomar decisões inteligentes em relação ao dinheiro antes e durante a viagem. E não faltam aplicativos e sites que facilitam a vida e permitem economizar em hospedagem, refeição, transporte e outros.

Muitos recursos já se tornaram fundamentais, servindo, por exemplo, na hora de alugar um carro e comprar passagem área por um bom preço, buscar a melhor rota para um passeio, converter moedas e descobrir descontos interessantes.

Para saber mais, preparamos uma lista de ferramentas que tornam o planejamento da viagem mais amigável. Confira:

Currency

Se a viagem for para o exterior, tenha em mente que você vai precisar de um conversor de moeda de qualidade. Embora a variedade de casas de câmbio seja grande, as taxas não costumam ser atraentes. Cobrindo mais de 100 países, o Currency oferece um suporte na hora de saber as taxas de conversão. Está disponível para Android, iOs e webOS.

Kayak

O Kayak é um aplicativo de reservas onde o usuário pode buscar e reservar voos, hotéis, aluguel de carros e outros serviços, a um preço relativamente baixo. Entre as funções da versão para celular, também é possível elaborar roteiros, checar status de voo e configurar alertas diários e semanais sobre promoções. O app é gratuito e está disponível para iOS, Android, Windows Phone e Kindle.

EatWith/Dinneer

São plataformas online em que moradores locais oferecem refeições completas, aulas de culinária e tours gastronômicos — compare preços e tenha opções variadas, além dos tradicionais restaurantes, por meio dessas ferramentas.

CarRentals

O CarRentals poupa um belo trabalho, reunindo todas as agências de aluguel de veículos em um só lugar. Os usuários podem pesquisar opções por empresa, preço e tipo de carro. A reserva pode ser feita na hora, pelo próprio app. Está disponível apenas para iPhone.

Moovit

Uma boa alternativa para quem prefere utilizar transporte público é o aplicativo Moovit (Android/iOS/Windows Phone), que informa rotas e o horário do metrô, ônibus ou trem.

Fonte: site Nômades Digitais e Viagem Livre

Guia da Previdência Social traz informações sobre benefícios e serviços

Estar de olho na previdência significa levar a sério o controle financeiro no dia a dia e viver bem com seu orçamento pessoal, sem sobressaltos e com reservas para o futuro. Mas além da responsabilidade com as próprias finanças, é importante buscar o conhecimento básico das leis que regem a aposentadoria, e o entendimento dos seus direitos e dos procedimentos da Previdência Social. Estar ciente de como tudo funciona ajuda muito no planejamento orçamentário e na preparação para o futuro.

Em fevereiro a Previdência Social completou 93 anos de existência e aproveitou a data para lançar o guia Previdência Social - Um direito seu e de todos os brasileiros, com orientações aos cidadãos sobre os direitos e os serviços previdenciários. Elaborado para ser usado com facilidade e utilizado para consultas online, o guia contém informações sobre como se tornar um segurado e passar a ter acesso aos benefícios da Previdência Social.

O material esclarece dúvidas básicas e explica o vocabulário usado nesses trâmites, assim como os direitos em cada categoria: aposentadorias, benefícios para famílias e benefícios por incapacidade. Todas as informações já estão levando em consideração as últimas mudanças ocorridas dentro da Previdência nos últimos meses.

O guia traz textos curtos em linguagem clara e direta para facilitar a compreensão de todos sobre a Previdência Social. O conteúdo foi dividido por cores para permitir uma consulta rápida e simples. Clique aqui para conferir a publicação e entenda melhor seus direitos!

Fonte: Site Previdência Social

Chega de papel: não perca mais nenhuma informação importante

O Evernote foi criado para aqueles que anotam compromissos, preços, números e frases na mão ou no primeiro papel que encontram pela frente. O hábito é perigoso: informações se perdem e coisas importantes são esquecidas.

Essa ferramenta permite salvar textos, criar listas de tarefas, tirar fotos, gravar lembretes de voz, digitalizar cartões de visita e organizar todas essas informações, gratuitamente. Tudo fica guardado na "nuvem" (hospedagem em nuvem nada mais é do que dados hospedados em um servidor remoto, acessados via internet). Dessa forma, se o celular for perdido, os registros ficam preservados.

Outra vantagem é que as notas podem ser editadas no computador, pois o serviço faz sincronização entre dispositivos. Funciona com o Windows, Android, iOS, Windows Phone, Mac, Firefox, Safari, Web, Blackberry e Sony Ericsson X Series e Chrome.

A função de coletar, organizar e anotar é ideal para quem está planejando uma compra, ou reforma, e pesquisando preços. Também ajuda para organizar eventos e encontros que envolvem muita informação.

Vale a pena experimentar: https://evernote.com/intl/pt-br/

Fonte: Site Vida Digital e Blog Mobillis Educação Financeira

Aplicativos facilitam a vida na hora de dividir a conta em grandes grupos

O verão está aí. É tempo de diversão, de viagens com amigos e familiares. É também o período do ano em que muita gente se perde nos gastos. Nessa hora um dos grandes dilemas é como controlar as despesas e até fazer uma divisão justa da "conta" quando o programa envolve um grupo maior de pessoas.

Seus problemas acabaram. Dois aplicativos para celulares e tablets já são considerados os novos hits da estação. O primeiro deles é o Splitwise, uma ferramenta gratuita para amigos e companheiros separarem e rastrearem contas e despesas. Ele ajuda todo mundo a receber seu dinheiro de volta na hora e no dia certo.

Com esse aplicativo, você cria um grupo e convida seus companheiros para fazer parte dele. Em seguida, é só cada um adicionar os seus gastos pessoais e o aplicativo calcula o que cada um está devendo para o outro. A ferramenta permite cobrar indivíduos específicos, dividir a conta entre todos os envolvidos e até pagar diretamente pelo próprio sistema.

Ou seja, você foi o responsável pela gasolina? Jogue o gasto no aplicativo. Seu cunhado comprou a carne do churrasco? Põe lá também. A sogra cuidou das bebidas? É só publicar na ferramenta. No fim da viagem, ele soma tudo, faz as contas proporcionais por indivíduo envolvido em cada gasto e envia alertas para pagamento. Simples e prático.

Outro drama nessa época do ano são as contas do restaurante na happy hour ou no jantar de fim de semana. Com tanta gente envolvida - e consumindo diferentes tipos de produtos - fica complicado fazer uma divisão justa. Nessas horas é só utilizar outra ferramenta, o Plates.

Esse aplicativo revolucionário faz o cálculo considerando o que cada um consumiu - das bebidas individuais até as diversas porções pedidas na noite. Assim, aquele que tomou apenas um suco não terá que desembolsar seu tão suado dinheirinho para pagar os 10 chopes que o colega bebeu.

Ambos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis para smartphones dos modelos Android, iOS ou Windows Phone. É a tecnologia ajudando a tornar a sua vida mais simples e a cuidar do seu orçamento!

Fonte: Olhar Cidadão/Rodrigo Bueno

Fim de ano: aplicativos que descomplicam as festas com economia

Reunir a família e amigos para as festas de fim de ano é uma delícia, mas não é nada fácil dependendo do número de pessoas participando e do orçamento disponível para esses momentos. É preciso cautela na hora de dividir as despesas, achar um bom local, alugar o que for necessário e checar outros detalhes.

Vários aplicativos para celulares surgiram para atender essa demanda: como tornar mais fácil a organização de um evento feito pelos próprios amigos ou membros da família? Eles estão descomplicando do churrasco de domingo ao almoço de Natal, do preparo da comida ao famoso amigo secreto. Confira:

Meu Evento: Você pode escolher o tipo de evento, selecionar a data e começar a planejar. É possível cadastrar os fornecedores, criar tabelas com os valores a serem pagos e as datas de vencimento das parcelas, inserir a lista completa dos convidados e fazer um resumo financeiro, para saber quanto ainda falta dos valores totais a serem pagos. Para facilitar a confirmação dos convidados, o aplicativo gera uma lista e envia o RSVP por SMS. Disponível para IOS e Android.

Churrascômetro: O aplicativo é uma espécie de medidor, que leva em conta o horário do evento e o número de convidados. Assim, dá para calcular a quantidade certa de carne, linguiça, pães, farofa, refrigerante, cerveja e até acessórios, como guardanapos e copos. Disponível para IOS e Android.

Cookit Lite ou Thyme: As diversas tarefas exigidas por uma festa podem tirar seu foco. Para garantir prazos, você pode usar esses aplicativos que cronometram o tempo certo e ainda emitem um alarme para não deixar ninguém perder tempo. Eles também oferecem dicas para a preparação. Disponível para IOS e Android.

Para amigo secreto:

Amigo Oculto: Para que este app faça as combinações, você tem que escolher os amigos e disparar as mensagens de convite. É preciso criar um grupo e colocar a data da entrega. É possível incluir dados como valor mínimo e máximo dos presentes, além de escolher um organizador da brincadeira. Grátis para iPhone.

Amigo Secreto Lite: Esse usa mensagens de SMS para o envio do sorteio. Na tela principal (com um único botão), a pessoa clica em "Adicionar" e insere os dados sobre a festa de entrega dos presentes (data, local e hora). Depois, é só incluir os participantes, com nome, sexo e número de telefone celular. O resultado é enviado para cada aparelho. Grátis para Android.

Fonte: Site UOL e Veja

Plataforma online ajuda consumidores a comparar preços

A internet pode ser uma importante aliada na hora de economizar, mesmo que não seja com serviços essenciais. No campo da beleza e bem-estar, que costuma ser um item significativo no orçamento das famílias brasileiras, por exemplo, acaba de ser lançada uma plataforma que permite aos consumidores comparar os custos desses serviços para fazerem melhores escolhas.

Só para se ter uma ideia, dados recentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), indicam que as famílias brasileiras gastam, anualmente, 20,3 bilhões de reais com serviços de cabeleireiros, manicure e pedicure. Isto representa 18% a mais do que os gastos com cursos regulares de educação (da pré-escola ao segundo grau), que somam 17,24 bilhões de reais por ano. O resultado também é superior aos 19,86 bilhões de reais correspondentes ao volume anual gasto com alimentos básicos, como aves e ovos.

A classe C lidera o volume de consumo anual, com 11,8 bilhões de reais. Em seguida, vem a classe A, com gasto de 3 bilhões de reais e, na sequência, a classe B, com 2,9 bilhões de reais. Na classe D, os consumidores gastam cerca de 1,4 bilhão de reais por ano e os da E, 1,1 bilhão de reais. Em termos individuais, considerando-se o valor médio, a classe A lidera, com média anual de 1.310,38 reais. Para os consumidores da classe C, a média é de 369,27 reais, e da classe E, o valor é de 83,95 reais.

Então, se esse item está na sua rotina de consumo, vale a pena conhecer o site da plataforma Beautyx, onde os usuários podem acessar serviços oferecidos por estabelecimentos em cerca de 170 cidades. Além dos preços, a ferramenta também permite listar os locais pelo percentual de desconto oferecido e por número de recomendações realizadas. Ao todo, já são mais de 700 tipos de tratamentos cadastrados por salões e profissionais do país.

Além de trazer novos clientes aos estabelecimentos, o aplicativo e serviço online ainda podem ser usados pelos profissionais como uma ferramenta de gestão, com recursos como agendamento, gestão de clientes e equipe, estatísticas, e disparo automático de avaliações de clientes e lembretes SMS.

Para os consumidores, é possível pesquisar tratamentos, prêmios e créditos em serviços. Outra função é a validação automática do celular dos clientes antes de realizarem seu agendamento, além do envio de lembretes do horário agendado, o que garante um melhor funcionamento e maior segurança tanto para o cliente como para o estabelecimento ou profissional filiado.

Atualmente o Beautyx já possui mais de 500 salões cadastrados, número que vem crescendo constantemente desde seu lançamento oficial em março deste ano. Os salões e profissionais interessados em divulgar seus serviços na ferramenta, podem realizar seu cadastro gratuitamente por meio do site, sem a necessidade de pagar mensalidades para utilização.

Fonte: Site R7 notícias e BEAUTYX.com.br

Aplicativo ajuda crianças a controlarem mesada e gastos

Falar sobre Educação Financeira, desde cedo, com as crianças é muito importante para a sua formação cidadã. Educar os pequenos sobre o assunto é torná-los mais responsáveis e seguros em sua futura vida financeira. A tecnologia está a favor desse processo e facilita esse aprendizado: um novo aplicativo ajuda as crianças a controlarem sozinhas mesadas e gastos.

O Programa Mesadinha ensina a garotada por meio de um jogo simples, em que o exército dos gastos trava uma batalha contra o exército da economia. A iniciativa é do Instituto Elisabetha Randon (IER), fundação ligada às empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), para ensinar educação financeira a crianças e adolescentes.

O aplicativo é dinâmico para chamar a atenção dos pequenos usuários: os dados lançados podem ser facilmente visualizados em forma de um mapa com os exércitos. Quando a criança insere uma receita, uma parte do globo é pintada de verde, já quando é lançada uma despesa, a cor que aparece é vermelha. Assim, é possível identificar rapidamente como obter o controle do orçamento.

Sob o conceito "webapp", o aplicativo é gratuito e compatível com todas as plataformas (computadores, tablets e smartphones). Alocado na internet, não requer instalações, facilitando o acesso do usuário.

Acesse o programa Mesadinha aqui: www.mesadinha.com.

Fonte: Clic RBS

Diagnóstico financeiro: descubra para onde seu dinheiro está indo

Melhorar os hábitos financeiros e a organização do seu dinheiro, muitas vezes, exige mais do que boa vontade. É comum ter o desejo de mudar, mas não conseguir encontrar o próprio problema. Um bom planejamento para sua vida financeira pode começar pela pergunta: para onde meu dinheiro está indo?

Se não souber responder à pergunta, o ponto de partida deve ser um diagnóstico da sua situação econômica. É olhando a fundo suas despesas e gastos que se encontra o gargalo, aquilo que mais precisa ser cuidado e modificado.

Duas ferramentas podem ajudar no "raio-x" do seu bolso:

- A Academia do Dinheiro tem uma planilha simples que funciona com seu cálculo anual de despesas. Olhando o macro você perceberá, por exemplo, se seu problema está nos gastos com a casa ou pagamento de prestações desnecessárias. Clique aqui para fazer o download (www.academiadodinheiro.com.br/sites/arquivos/downloads/diagnosticofinanceiroii.doc)

- O método de diagnóstico da DSOP - Educação Financeira parte do pressuposto de que o melhor é olhar o micro: seu dia a dia faz a diferença. A sugestão é baixar esse caderno de anotações (http://www.dsop.com.br/testes-financeiros/downloads?download=21:apontamento-de-despesas-verde) e durante um mês inteiro anotar tudo o que foi gasto. Tudo mesmo. No fim, é só fazer um balanço e entender o que precisa ser modificado. A ideia é que o diagnóstico seja feito todo ano, em meses diferentes.

Boa sorte nesse caminho de autoconhecimento!

Fonte: Sites DSOP e Academia do Dinheiro

Planilha ajuda na hora de fazer as compras de supermercado


Fazer compras de supermercado parece ser tarefa simples do cotidiano, mas pode se tornar motivo de dor de cabeça se não for algo bem organizado e baseado em uma pesquisa de preços, principalmente se a compra for para uma família grande.

O que acontece normalmente é que por ser algo da rotina da casa muitos acabam comprando sempre no mesmo local, o que acaba limitando diferentes opções de preço, ou fazendo pequenas compras e se perdendo nos gastos.

Pesquisar e se planejar ainda é a melhor saída para ter controle sobre essa atividade do dia a dia e o Excel é um bom aliado nesse desafio. Faça o download desta planilha montada por especialistas e comece a se planejar!

Planilha para Excel 2007, 2010 ou superior

Planilha para Excel 2003 ou anterior (esta planilha pode ser aberta no BrOffice também)

Fonte: Site Casadicas

Controle suas finanças por meio de aplicativos de celulares

Aplicativos para celulares podem fazer a diferença na hora de organizar as finanças pessoais. Para quem tem dificuldade de lidar com o Excel e se relaciona bem com o aparelho telefônico, essa é uma excelente opção.

Confira essa seleção dos aplicativos mais bem avaliados pelos usuários. Existem programas gratuitos e outros pagos disponíveis para as principais plataformas móveis: IOS, sistema que opera em iPhone e iPad; e Android, para a maioria dos outros smartphones.







Android

    • Money Wise

Possibilita a criação de várias contas, é protegido por senha e exibe resumos e gráficos diários, semanais e mensais conforme sua necessidade. Permite a exportação de dados para planilha de Excel ou HTML para impressão e backup em cartão SD. O próprio usuário pode ainda criar tags e filtros ou renomear as categorias existentes.

Idioma: Português.

    • Finanças Pessoais

Permite identificar receitas e despesas e, a partir daí, calcula o saldo mensal. Pode ser configurado para enviar e-mail avisando sobre o vencimento de contas. Há a opção de apresentar um calendário mensal com todos os seus gastos ou um relatório em forma de planilha. Há ferramentas de importação e exportação de dados.

Idiomas: Português e inglês.

    • An Money e Budget

Além das funcionalidades semelhantes ao "Finanças Pessoais", o programa opera com diversas moedas, o que é interessante para quem faz viagens internacionais. Além disso, exporta relatórios em diversos formatos, como HTML, PDF e CSV (arquivo de planilha, similar ao Excel), tem opções de backup automático e senhas de segurança.

Idiomas: português e inglês

IOS

    • Minhas Economias

O aplicativo é um braço do site, o gerenciador financeiro Minhas Economias. Nele, o usuário pode cadastrar despesas, receitas e transferências, programar transações, lançar parcelamentos e cadastrar lembretes para pagamentos. Dá para gerenciar contas de diversos bancos, cartões de crédito, investimentos e financiamentos.

Idioma: português.

    • Money Care

Além de funcionar com uma planilha básica de orçamento, indica contas pagas, a pagar e atrasadas. Permite programar alertas de vencimento e configurar o pagamento automático de contas. Gera gráficos em barras e pizzas com demonstrativo de gastos, possibilita backup de informações e exportação para Excel.

Idiomas: português e inglês.

Android e IOS

    • Finance

É o aplicativo de finanças mais bem avaliado pelos usuários tanto na App Store quanto na Google App. É completo no quesito controle de finanças pessoais, mas complexo pela linguagem financeira para quem não entende muito do assunto. Mas, por ter suporte em português, permite enviar sugestões aos desenvolvedores.

Idiomas: português e inglês.

Fonte: Exame.com

Informação a um clique de distância

Investir na nossa própria educação financeira está cada vez mais fácil (e barato). Hoje em dia a internet tem uma boa oferta de informações sobre o assunto. Cursos, livros, planilhas, aplicativos para celular, simuladores, vídeos e podcasts (arquivos em áudio digital) são apenas algumas das possibilidades acessíveis. E a vantagem é que para mergulhar nesse mundo de conhecimento você não precisa sair do lugar e nem gastar um tostão. Planejar e gerenciar as contas pessoais é superimportante para a realização de projetos futuros. Então, que tal aproveitar 2015 para se organizar melhor? Para deixar essa tarefa mais fácil, o IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) disponibilizou uma planilha de orçamento doméstico. Para baixar o arquivo em excel, clique aqui.