Sobre Aposentadoria

A forma como o brasileiro encara a aposentadoria mudou muito no nos últimos anos, devido ao aumento da expectativa de vida média no país - quase 75 anos em 2013 - e às transformações no comportamento das pessoas em relação ao fim do período de trabalho profissional. Percebe-se hoje que a maioria dos trabalhadores está com um "olho no presente e outro no futuro", sonhando com uma aposentadoria tranquila e sem preocupações financeiras.

Em termos gerais, aposentadoria significa o afastamento remunerado que o trabalhador tem após um determinado período de trabalho. A remuneração no futuro acontece após anos de contribuição com a Previdência Social (no caso da legislação brasileira) ou algum plano privado. Com o aumento da expectativade vida dos brasileiros, que vem acontecendo ano a ano, o fator previdenciário também aumenta gradativamente o tempo para a contribuição à aposentadoria, empurrando um pouco mais o início do acesso ao benefício integral. Ou seja, quem deseja se aposentar cedo, precisa estar atento!

Por outro lado, a chegada da aposentadoria é encarada cada vez mais como o momento de realização de projetos pessoais e de desfrutar a vida com qualidade. Assim, para muitos, ter uma reserva financeira também significa garantir renda para atingir um objetivo no futuro, como a compra de um imóvel, ou a realização do sonho de uma viagem ou, ainda, a educação dos filhos. E você, o que pensa fazer quando chegar a hora da sua aposentadoria?