Sobre Previdência Complementar

A Previdência Complementar é uma modalidade de acumulação de capital de longo prazo, no qual o participante dedica uma quantia regular a uma reserva financeira para a vida depois da aposentadoria. É planejar o hoje, para desfrutar o amanhã.

Hoje, muitas empresas e instituições que oferecem produtos nessa linha desenvolvem também um trabalho de educação financeira e previdenciária. O objetivo é orientar a tomada de decisões conscientes, de modo que os participantes possam analisar oportunidades e riscos, estimulando a formação da poupança de longo prazo.

Como o próprio nome diz, a Previdência Complementar se distingue daquela que já constitui um direito de todo trabalhador brasileiro: a Previdência Social. Trata-se de uma opção complementar, em que as pessoas interessadas contratam um plano para viabilizar uma renda extra para si ou para seus beneficiários no futuro.

No caso da Fundação Itaúsa Industrial, existem duas modalidades de planos de previdência complementar fechada: o Plano de Benefício Definido (Plano BD), já fechado para novas adesões, e o Plano de Aposentadoria Individual de Contribuição Definida (Plano PAI-CD), em que a contribuição do participante ativo é complementada por contrapartida da empresa patrocinadora.

No PAI, o diferencial é que a empresa oferece uma contrapartida igual à contribuição feita pelo beneficiário (consulte o Regulamento do Plano). Dessa forma, os benefícios são calculados com base na soma das contribuições dos participantes e das patrocinadoras, mais o valor do retorno dos investimentos.

Para obter mais informações sobre o Plano de Aposentadoria Individual (PAI), clique aqui.